O que nunca foi dito com franqueza sobre as profissões


Profissão é o estado, condição social, papel de um indivíduo que exerce um emprego, ofício ou arte como meio de vida ou ocupação habitual, na qualidade de subordinado ou por conta própria e visando algum tipo de reciprocidade.

Da mesma forma, chama-se profissional uma pessoa que já tem inveterados certos hábitos ou vícios, a saber: “Bêbado profissional”, “Chato profissional”, Ladrão profissional”, “Puxa-saco profissional” e por aí vai.

“Profissão de fé” é uma declaração pública que alguém faz de suas opiniões políticas ou sociais.

É esse sentido lato — que privilegia a rotina, o hábito, a prática usual e metódica de um mister — que adotamos aqui para designar as profissões e as atribuições que a certas criaturas toca cumprir por escolha própria ou pelas inconstâncias da fortuna.

Não estranhe, pois, o leitor encontrar arrolados entre os tradicionais ofícios fabris e as artes criadoras alguns modos de vida cuja inclusão possa parecer inapropriada. É que — pela carga semântica, pelo poder evocativo que têm — seu agente os acolhe de forma tão pacífica e os protagoniza com tão inexcedível zelo, que não podem ser considerados como simples passatempo.

sábado, 15 de agosto de 2009


DONO DE UNIVERSIDADE PARTICULAR

Predador intrujão atuante em negócios diversificados, habituado ao uso de expedientes transversos, que embarca na educação pela porta dos fundos, empolgado com o lucro rápido e falso, sem respeitar qualquer compromisso com a qualidade dos produtos que vende nem com o aproveitamento que possa haurir a clientela que ardilosamente seduz, supostos beneficiários e eternos reféns da inapetência cultural da malta.

Comentário

        A universidade tornou-se uma casa de comércio por grosso, do ramo de diplomas. O cliente é o aluno. O professor (mal necessário) é o estraga-prazeres que tenta dificultar as transações. Por conta disso, o dirigente (especializado em se fazer senhor do alheio) está sempre arquitetando uma treta para atrasar o pagamento dos salários... Quando paga.

Nota

Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas vendendo cerveja nos quiosques próximos aos campi. Parece que a cerveja não atrapalha o rendimento escolar.



PALESTRANTE

Palrador, cavaqueador especializado na conversação hipnógena sobre assuntos de pouca ou nenhuma importância, com o propósito de induzir o ouvinte a lânguido delíquio, provocando nele a diminuição gradual da atividade orgânica, até prostrá-lo em letargo.

Pano rápido

        O sujeito chega ao local da palestra com quinze minutos de atraso e é advertido pelo porteiro:
        — Por favor, não faça barulho.
        — O quê?! Já tem gente dormindo?

Aos discursos bem se aplica
A lastimosa verdade:
O comprimento medica
A falta em profundidade.
(Eno Theodoro Wanke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário